A BT Transmitters, de Porto Alegre, assinou contrato com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a produção de um transmissor de 100 kW no sistema digital DRM. O equipamento será utilizado na frequência de 11.780 kHz na faixa de 25 metros, que é um dos canais de ondas curtas utilizados pela Rádio Nacional da Amazônia desde 1977.
A compra, no valor de R$ 3,5 milhões, é resultado de pregão eletrônico realizado em agosto de 2020, no qual estão previstas aquisições de outros equipamentos para as emissões das rádios públicas da EBC. Agora começa o processo de produção do transmissor. A Nacional da Amazônia realizou, no final do ano passado, testes com a tecnologia DRM usando a potência de apenas 1 kW. Mesmo assim, foram reportadas escutas de diversas regiões do país, América do Norte e Europa. https://radiolab.blog.br/2020/11/25/comeca-transmissao-de-radio-digital-em-onda-curta-no-brasil/
O sistema DRM (Digital Radio Mondiale) proporciona economia de até 80% no consumo de energia elétrica para a transmissão, qualidade de som superior ao FM, além de permitir envio de imagens ao receptor. DRM é um consórcio mundial sobre o qual mais informações podem ser obtidas em drm.org.
Reprodução permitida desde que citado o link: radiolab.blog.br

Quantas valvola vai nesse projeto
CurtirCurtir