Música eletrônica surge no Brasil em 1961 com a Pequena Peça em Mi Bequadro e Harmônicos
A gravação de Valsa Sideral, de Jorge Antunes, primeira no Brasil a utilizar exclusivamente instrumentos eletrônicos, certamente será celebrada em 2022, quando completará 60 anos. Mas como o ano de 2021 vai chegando ao fim e não vi ninguém recordando os 60 anos de sua composição eletrônica pioneira – Pequena Peça em Mi Bequadro e Harmônicos – me motivo a fazer essa lembrança. (Não afirmo que ninguém tenha lembrado do fato, eu apenas não vi.)
Lembre o ano de 1961 (se você não estava vivo, deve ter lido e ter informações a respeito). Imagine o cenário musical, cultural e político etc. Agora ouça o que fez Jorge Antunes, então com 19 anos, na sala de sua casa na Rua Orestes, região portuária do Rio de Janeiro, com instrumentos eletrônicos por ele produzidos e equipamentos de gravação caseiros. A gravação, feita entre outubro e novembro de 1961, é linda e surpreendente. Há ali um piano, o que faz com que Valsa Sideral seja celebrada como a pioneira em sons exclusivamente eletrônicos.
Não foi um disco, muito menos tocou no rádio, mas o gênio gravou. Foi para o CD apenas em 1993 no disco Jorge Antunes, Musica Eletroacústica – Período do Pioneirismo, publicado pela ABM Digital (Academia Brasileira de Musica).
O que inspirou Antunes a enveredar por este caminho foi o Concerto de Música Eletrônica realizado no Teatro Municipal do Rio no dia 24 de setembro de 1961, poucas semanas antes, portanto, de ele iniciar a sua primeira gravação. Sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, a apresentação teve no programa a composição Kontakte, do alemão Karlheinz Stockhausen, para sons eletrônicos, piano e percussão.
Além de estudante de música, Antunes era radio-técnico desde 1959. Com os conhecimentos de eletrônica, fez seu primeiro instrumento: um gerador de ondas dente-de-serra. E por aí vai uma longa e prolífica história que pode ser conferida em detalhes, por exemplo, no livro Uma Poética Musical Brasileira e Revolucionária, que tem o próprio maestro como organizador. Antunes não se ateve somente ao eletrônico. Ele tem uma obra vasta e altamente premiada e reconhecida internacionalmente. Quem quiser saber mais, pode começar visitando o site http://www.jorgeantunes.com.br.
PS: Para ajudar a contextualizar, seria interessante perguntar: onde estavam Pink Floyd e Kraftwerk, por exemplo, em 1961? Eles nem existiam…
