Iniciaram-se hoje (25/11/2020) as transmissões em caráter experimental e científico da Rádio Nacional da Amazônia no sistema digital DRM (Digital Radio Mondiale). A transmissão está sendo feita em 11.880 kHz, faixa de 25 metros.
Está sendo utilizado um transmissor de 2,5 kW desenvolvido e produzido em Porto Alegre pela BT Transmitters. Nesse primeiro momento, a potência é de apenas 1 kW. O equipamento está acoplado a uma das antenas da Rádio Nacional da Amazônia, no Parque do Rodeador, em Brasília, erguidas nos anos 70 como parte do Sistema de Radiodifusão de Alta Potência. Ajustes ainda estão sendo feitos, pois, como diz o nome, é uma transmissão experimental.
Trata-se de uma iniciativa da Universidade de Brasília (UnB) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Além de som de qualidade, o rádio digital DRM permite o envio de imagens aos receptores.
Há registros de escuta em vários pontos do Brasil, Caribe e Estados Unidos. Confira a recepção no Rio, via KiwiSDR. https://www.youtube.com/watch?app=desktop&feature=youtu.be&v=ZaRSXYi8e7A&fbclid=IwAR0OLuukedHKGjrQV9oMPZV0tIiFAHeYBEp5v5260XYuiwp2AUX3ODwm500
Reprodução permitida desde que citado o autor e o blog radiolab.blog.br.
Texto e foto de Lucio Haeser
Saiba mais conferindo nossas matérias anteriores sobre o assunto.

Qual horário dos testes no dia 25/11/2020 ?
CurtirCurtir
Olá, Paulo. É transmissão constante.
CurtirCurtir
Parabéns rádio Nacional, transmitir em DRM é sim um avanço. Mais pra frente com mais potência vai chegar mais longe ainda.
CurtirCurtir