Em 25 de agosto de 1973, a Rádio Continental 1120 AM de Porto Alegre colocou no ar um noticiário que lhe custou uma punição pesada. Foi obrigada a ficar três dias fora do ar. A partir de 1971, sob a direção de Fernando Westphalen, o Judeu, a emissora adotou um tom crítico à ditadura implantada em 1964. Mas naquela manhã de sábado o redator Oscar Flores pisou mais fundo.
Era dia de abertura da 36ª Expointer, na vizinha cidade de Esteio, e, como era o Dia do Soldado, da entrega da Medalha do Pacificador, em frente ao Colégio Militar, no Parque da Redenção, não muito distante da sede da rádio. A Medalha do Pacificador é a mais alta honraria concedida pelo Exército brasileiro.
A redação do noticiário 1120 é Notícia naquela manhã cabia ao jovem Oscar Flores, 23 anos. O texto da rádio era descontraído e cheio de gírias típicas da juventude portoalegrense da época. Como é costume, o locutor sempre lê o texto antes de levá-lo ao ar. Foi o que fez Wladimir Oliveira que, surpreso, questionou Oscar: “Tu vais colocar isso aqui no ar?”. O redator não teve dúvida: “Vou.”
E assim foi ao ar.

Tratar a cerimônia da Medalha do Pacificador como “entrega de latinhas a alguns militares” entornou o caldo. Foi aberto processo no Ministério da Justiça e, quase dois meses depois, em 24 de outubro de 1973, a rádio foi notificada da punição: 72 horas fora do ar, o que foi cumprido imediatamente.
A Rádio Continental passou a receber atenção especial da Censura e de movimentos anticomunistas, inclusive com ameaças à integridade física de seus diretores e funcionários. Há muitos outros detalhes interessantes sobre o episódio, mas, por hoje, fica esse registro. O caso também está narrado no livro Continental, a Rádio Rebelde de Roberto Marinho, da Editora Insular. Ressalto que o livro reproduziu em parte o texto levado ao ar, mas essa é a primeira vez que ele é exibido na íntegra, isso graças à generosidade do pesquisador Emílio Pacheco, que o localizou.
Gravações originais da Continental 1120 pode ser ouvidas na web rádio www.continental1120.com.