Dez anos. De volta à RadioLab

cropped-radiolab_tecla-1.jpg

Hoje, 1º de julho de 2020, faz 10 anos da primeira postagem do blog RadioLab. Os primeiros anos tiveram alguma produção. Depois, houve alguns retornos espasmódicos, mas sem continuidade. O que teve sequência foram as rádios continental1120.com, fruto de pesquisa histórica, e a radiocontato.xyz. Esta última incorporou a Rádio Paisagem, ambas fundadas em 2012, e a própria RadioLab, rádio surgida em 2015.

Então, fica assim: a Continental 1120 é o que sempre foi. Começou em julho de 2007 chamando-se Rádio Sem Fronteiras instalada no site continental1120.com para ser a trilha sonora do site que acompanhou a chegada do livro Continental – A Rádio Rebelde de Roberto Marinho, lançado pela Editora Insular em 2007, em Porto Alegre.

Nesse período, o site da 1120 já mudou umas cinco ou seis vezes de plataforma e acabamos perdendo o nosso histórico de publicações. Talvez elas estejam arquivadas em algum lugar. Não importa, vamos em frente. Em 2011, devido a uma parceria com Marcus Aurélio Wesendonk, ex-diretor da original Continental 1120 AM, a Rádio Sem Fronteiras tomou a coragem de assumir o nome Continental 1120. O objetivo é tocar só as músicas que rodaram, de fato, na 1120 e gravações históricas obtidas ao longo da pesquisa. Por algumas circunstâncias, a parceria não durou, mas a rádio segue.

A Rádio Contato é uma mistura e avanço do que pretendiam ser a Rádio Contato, a Rádio Paisagem e a RadioLab. Inicialmente, em 2012, a Rádio Contato só rodava música eletroacústica, e a Paisagem, paisagens sonoras.

Chego ao dia de hoje, 1º de julho de 2020, com os seguintes objetivos:

1 – A Continental 1120 vai muito bem, obrigado. É site, streaming de áudio 24/7, podcast e vídeos. Tem boa audiência no site continental1120.com e em diversas plataformas. Os materiais obtidos ao longo da pesquisa – entrevistas, documentos, fotos e áudios – estão sendo colocados na roda.

2 –  A Rádio Contato está recebendo atenção, mas ainda há muito por fazer para dar a feição que desejo. É streaming de áudio 24/7, ouvido em radiocontato.xyz. Tem um foco agora mais abrangente na programação musical, mas com alguns horários focados em segmentos específicos, como música eletrônica, experimental e paisagens sonoras. Falta conteúdo falado, o que será incorporado a partir de agora.

3 – RadioLab, que é este blog, iniciado há 10 anos. Música Som Histórias foi o slogan dele no início. E é assim que volta à ativa. Vou contar as histórias de sons (isso inclui o rádio) e músicas e até algumas coisas que não têm nada a ver com isso. Adoto o slogan do tempo em que a RadioLab foi streaming de áudio, entre 2015 e 2018: Sempre em Caráter Experimental.

É isso. Encerro aqui esse papo e parto para a ação. Atualizações a qualquer dia e horário. Agradeço a atenção.

Lucio Haeser. 1º de julho de 2020.

Publicado por Lucio Haeser

Interested in field recordings, electroacustic music and audio documentaries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: