Com gerador, Rádio Nacional da Amazônia volta a transmitir

RNA_gerador_20171118
Gerador utilizado pela EBC para a retomada provisória da Rádio Nacional da Amazônia

Depois de quase oito meses – e ainda em fase de ajustes do gerador de energia – a Rádio Nacional da Amazônia voltou a transmitir na última quinta-feira (16.11.2017). Por enquanto, as transmissões estão sendo feitas durante algumas horas ao dia e apenas na frequência de 11.780 kHz (25 metros). O canal em 6.180 kHz (49 metros) deve começar a ser testado na segunda-feira (20.11).

A potência utilizada está reduzida a 70 kW, o suficiente para o sinal já ter sido reportado por ouvintes em algumas regiões do país. A Nacional da Amazônia é o principal – muitas vezes, o único – meio de acesso à informação para 6,5 milhões de ribeirinhos da Região Norte, além de ouvintes em todo o país e no mundo.

Nos últimos anos a emissora vinha transmitindo com 180 kW em cada canal, quando tem concessão para 250 kW em cada um. Isso se deve à deterioração dos equipamentos, que vêm sendo canibalizados.

Esta é uma solução provisória, uma vez que o conserto da subestação, conforme informado à RadioLab pela Ouvidoria da EBC, tem custo estimado de R$ 4 milhões, recursos ainda não disponíveis.

A subestação de energia que abastecia os dois transmissores foi atingida e incendiada por raios na noite de 20 de março passado e, desde então, a emissora estava fora do ar. Enquanto a subestação não é definitivamente consertada, a energia está sendo provida por um gerador próprio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável, entre outras emissoras, pela Rádio Nacional da Amazônia.

DSCN0649
Subestação da Rádio Nacional da Amazônia atingida por raios está desativada desde março de 2017

Publicado por Lucio Haeser

Interested in field recordings, electroacustic music and audio documentaries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: