Segunda-feira, 18 de julho, é um dia para ouvir. O World Listening Project e a Midwest Society for Acoustic Ecology, com sede em Chicago, nos Estados Unidos, promovem a segunda edição do World Listening Day. A data foi escolhida para homenagear o músico, escritor e professor canadense Raymond Murray Schafer, pioneiro do mapeamento sonoro do mundo e da definição dos conceitos de ecologia acústica e paisagens sonoras.
Em diversos países, serão realizadas caminhadas sonoras e eventos relacionados à escuta. A Radio Aporee – radio.aporee.org – vai transmitir durante todo o dia gravações de ambientes sonoros enviadas por pessoas de todo o mundo.
Do Brasil, haverá novamente a participação da Radiolab, criada há um ano em homenagem a Murray Schafer. A Radiolab é uma webrádio que transmite 24 horas por dia uma programação com paisagens sonoras, minidocumentários e música experimental de diversos gêneros, de Stockhausen a Flo Menezes, passando por Walter Smetak.
No dia 17 de julho, domingo, a Radiolab vai transmitir, das 10h às 14h, os sons captados em uma superquadra de Brasília. E, a partir das 14h, a emissora entrará em rede com a Radio Aporee, na transmissão de paisagens sonoras de todo o mundo. A programação estará no ar também durante a segunda-feira, dia 18, data do World Listening Day.
Algumas de nossas experiências mais profundas na vida não são vistas, são ouvidas. Nossa habilidade de ver é uma ferramenta poderosa para experimentar o mundo, mas o som acrescenta uma riqueza que a visão por si só não pode oferecer. Em muitos casos, a audição é a única opção para experimentar certos aspectos do nosso ambiente.
Mais informações em: