Dia Mundial da Escuta homenageia Schafer

Em homenagem ao compositor canadense R. Murray Schafer, será realizado no próximo domingo (18/07/2010) o World Listening Day (Dia Mundial da Escuta). Schafer é um dos fundadores do movimento Ecologia Acústica. O World Soundscape Project (Projeto Mundial de Paisagens Sonoras), que ele dirige, é uma organização que tem inspirado várias atividades neste campo, e seus livros, como Soundscape: The Tuning of the World, ajudaram a definir muitos dos termos e os fundamentos do movimento de ecologia acústica.

O World Listening Day está sendo organizado pelo World Listening Project (www.worldlisteningproject.org) em parceria com a Midwest Society for Acoustic Ecology (http://mwsae.org/). A data de 18 de julho foi escolhida para homenagear os 77 anos de Schafer. Em todo o mundo dezenas de entidades e pessoas estão organizando eventos que incentivam a prática da escuta e a captura de paisagens sonoras. Mais informações: http://www.worldlisteningproject.org/?p=667.

Também em homenagem a Schafer, coloquei no ar a Radiolab, blog e webrádio 24/7. A webrádio pode ser ouvida ao clicar em “Escute a Radiolab”. Na Radiolab serão adicionadas paisagens e caminhadas sonoras e música eletrônica, eletroacústica e especulativa, de Stockhausen a Walter Smetak. Espero que apreciem.

Publicado por Lucio Haeser

Interested in field recordings, electroacustic music and audio documentaries.

2 comentários em “Dia Mundial da Escuta homenageia Schafer

  1. O projeto é demais. Tenho acompanhado a lista do WORLDLISTENING mas não identifiquei se existem pessoas envolvidas nele na cidade de São Paulo. Não vou participar esse ano pois estou sem equipamentos. Mas a ideia da Radiolab é muito boa. Boa sorte.

    Curtir

Deixe um comentário