Há 48 anos, deboche contra militares tirou do ar a Rádio Continental de Porto Alegre

Em 25 de agosto de 1973, a Rádio Continental 1120 AM de Porto Alegre colocou no ar um noticiário que lhe custou uma punição pesada. Foi obrigada a ficar três dias fora do ar. A partir de 1971, sob a direção de Fernando Westphalen, o Judeu, a emissora adotou um tom crítico à ditadura implantada em 1964. Mas naquela manhã de sábado o redator Oscar Flores pisou mais fundo.

Era dia de abertura da 36ª Expointer, na vizinha cidade de Esteio, e, como era o Dia do Soldado, da entrega da Medalha do Pacificador, em frente ao Colégio Militar, no Parque da Redenção, não muito distante da sede da rádio. A Medalha do Pacificador é a mais alta honraria concedida pelo Exército brasileiro.

A redação do noticiário 1120 é Notícia naquela manhã cabia ao jovem Oscar Flores, 23 anos. O texto da rádio era descontraído e cheio de gírias típicas da juventude portoalegrense da época. Como é costume, o locutor sempre lê o texto antes de levá-lo ao ar. Foi o que fez Wladimir Oliveira que, surpreso, questionou Oscar: “Tu vais colocar isso aqui no ar?”. O redator não teve dúvida: “Vou.”

E assim foi ao ar.

Tratar a cerimônia da Medalha do Pacificador como “entrega de latinhas a alguns militares” entornou o caldo. Foi aberto processo no Ministério da Justiça e, quase dois meses depois, em 24 de outubro de 1973, a rádio foi notificada da punição: 72 horas fora do ar, o que foi cumprido imediatamente.

A Rádio Continental passou a receber atenção especial da Censura e de movimentos anticomunistas, inclusive com ameaças à integridade física de seus diretores e funcionários. Há muitos outros detalhes interessantes sobre o episódio, mas, por hoje, fica esse registro. O caso também está narrado no livro Continental, a Rádio Rebelde de Roberto Marinho, da Editora Insular. Ressalto que o livro reproduziu em parte o texto levado ao ar, mas essa é a primeira vez que ele é exibido na íntegra, isso graças à generosidade do pesquisador Emílio Pacheco, que o localizou.

Gravações originais da Continental 1120 pode ser ouvidas na web rádio www.continental1120.com.

Publicado por Lucio Haeser

Interested in field recordings, electroacustic music and audio documentaries.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: