Testes de rádio digital DRM em onda curta são realizados em Porto Alegre pela BT Transmitters

A portoalegrense BT Transmitters realizou na capital gaúcha, nesta sexta-feira (11/09/20), os testes finais do primeiro transmissor digital em ondas curtas do Brasil (foto). O equipamento, no sistema Digital Radio Mondiale (DRM), tem potência de 2,5 kW e transmitirá na faixa de 25 metros. Ele será agora enviado a Brasília, para testes com o áudio da Rádio Nacional da Amazônia.

Abaixo, um pequeno trecho do áudio do teste, captado pelo microfone de um celular frente a um receptor (foto abaixo). Link para o vídeo aqui: https://youtu.be/Sw2oRgRaR6E

Em vez do áudio muitas vezes inconstante da onda curta analógica, o sistema DRM oferece som de alta qualidade e também envia imagens, como mapas do tempo, avisos, manchetes, comerciais, nome das músicas recém tocadas e outras informações. O rádio digital propicia grande economia de energia, pois os transmissores necessitam de potências bem menores para cobrirem a mesma área. O radiodifusor também tem a possibilidade de optar entre diferentes configurações de emissão, o que pode fazer o delay chegar próximo de apenas um segundo. Delay é o atraso entre a emissão e a recepção.

O transmissor DRM foi desenvolvido com finalidade de pesquisa científica pela BT Trasnmitters, que é dirigida por João Marcos Bertoldi, para uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações. A instalação será feita no Parque de Transmissões do Rodeador, em Brasília, onde ficam as antenas da Rádio Nacional da Amazônia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

No mês passado, a EBC realizou pregão para compra de 10 transmissores de rádio, entre eles dois de 100 kW para a Nacional da Amazônia, que transmite em ondas curtas e tem grande audiência nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Para milhões de ribeirinhos e indígenas é há quatro décadas o principal meio de comunicação. Os equipamentos em OC previstos na licitação devem estar prontos para transmitir na tecnologia digital DRM.

As transmissões em DRM iniciaram em 2003, fruto de um consórcio formado por BBC, Voice of America, Deutsche Welle, Radio France Internationale, NHK, Radio Netherlands, Voice of Nigeria, entre outras, e fabricantes de transmissores e receptores. O DRM usa código aberto e pode ser modificado para se adaptar às condições de cada país. O sistema vem sendo testado e tem se desenvolvido em diversos países. A Índia é o país com maior número de emissoras DRM em ondas médias, curtas e FM.

Reportagem de Lucio Haeser para RadioLab. A reprodução é permitida desde que citada a fonte com o link http://www.radiolab.blog.br.

bt

uniwave

Receptor UniWave mostrando a recepção do teste DRM pela BT Transmitters. O display é usado para a recepção de imagens e textos.

Publicado por Lucio Haeser

Interested in field recordings, electroacustic music and audio documentaries.

4 comentários em “Testes de rádio digital DRM em onda curta são realizados em Porto Alegre pela BT Transmitters

  1. É uma ótima notícia, sou radioescuta de ondas curtas e acho ótimo que novas tecnologias sejam empregadas nas transmições. Torço para que dê certo e outras emissoras também possam fazer o mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Maravilha de iniciativa, porquê as coisas boas estão desaparecendo?
      Por que não há centenas de comentários aqui..???
      Parem o mundo que eu quero descer!

      Curtir

Deixe um comentário